top of page
Buscar
Foto do escritorPortal do Petroleiro

Trump está mudando os fluxos de petróleo do mundo

                          IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, está redirecionando os fluxos globais de petróleo.

Os produtores da África Ocidental e da América Latina estão enviando volumes cada vez maiores de petróleo para a China. As exportações americanas para o país asiático caíram em favor de seus vizinhos. Há uma necessidade global urgente de encontrar barris de reposição para o Irã, cujas exportações podem entrar em colapso no próximo mês.

O que conecta os fluxos de mudança é a política externa de Trump. As compras chinesas de petróleo bruto – e sua compra extra de outros países – coincidiram com uma guerra comercial entre os Estados Unidos e o país asiático. Da mesma forma, as sanções removidas ao Irã, que começam em 4 de novembro, aumentaram a necessidade do tipo de petróleo pesado e azedo que o Estado do Golfo Pérsico vende.

Os mercados de petróleo também estão lidando com a produção recorde dos EUA, impulsionada pela produção de xisto, e a remoção dos EUA no final de 2015 de limites duradouros de exportação de petróleo. Esses embarques – apenas algumas centenas de milhares de barris por dia há alguns anos – agora estão consistentemente acima de uma média de 2 milhões de barris por dia a cada mês.

O petróleo americano flui cada vez mais para os mercados da Ásia, Europa e América Latina, segundo dados do programa US Energy Information Administration. Mas houve mudanças recentes precisamente onde esses barris estão indo. A China, maior consumidor mundial de energia, em agosto não importou nenhum petróleo bruto dos EUA pela primeira vez desde setembro de 2016, de acordo com os dados mais recentes do Censo dos EUA.

Isso se compara a quase 12 milhões de barris em julho, quando a China era o segundo maior beneficiário.Os embarques para a Coréia do Sul atingiram o recorde de 267.000 barris diários em agosto – um aumento de 313% em relação ao ano anterior, de acordo com os cálculos da Bloomberg a partir dos dados do Censo. Os volumes para o Japão e a Índia aumentaram 198% e 165%, respectivamente. As exportações para o Reino Unido, Itália e Holanda também aumentaram este ano.

Ainda não está claro até que ponto, se houver, a China reduzirá as remessas de petróleo bruto iraniano devido às sanções dos EUA. No entanto, compradores na Índia, Japão e Coréia do Sul estão reduzindo as compras do estado do Golfo Pérsico. O príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman disse que o reino e outros produtores da Opep estão compensando a perda de suprimentos do Irã.

Diretoria de Petróleo do Portal do Petroleiro Graduando em Engenharia de Petróleo

FONTE:

[1] Matéria sobre os fluxos de petróleo no mundo, pode ser encontrada em,https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-10-10/donald-trump-is-rerouting-the-world-s-oil-tankers?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Pesquisar
Petroleum Day
O Grande Dia
em atualização
O Grande Dia
em atualização
O EVENTO SE APROXIMA
Segue-nos no Instagram
  • Instagram
bottom of page