Viscosidade
- Portal do Petroleiro
- 16 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Uma característica muito importante é a viscosidade e cada vez mais está sendo estudado na indústria petrolífera. É propriedade que diz a resistência de um fluido tem ao fluxo. No caso do petróleo, é dependente diretamente da temperatura e da quantidade de frações leves que existem na mistura, está ligada as possibilidades de recuperação, métodos de extração e transporte.

IMAGEM ILUSTRATIVA
Tendo conhecimento de dois tipos de viscosidade: a dinâmica e a cinemática. A primeira conhecida também como absoluta é relacionada à proporção da tensão cisalhante e a taxa de deformação. Medindo a resistência oferecida pelo fluido à deformação. Para a segunda, viscosidade cinemática é a razão entre a viscosidade dinâmica e a densidade do fluido. No SI a viscosidade cinemática é medida em metros quadrados por segundo.
Para fazer a medição da variação da viscosidade é utilizado o IV, índice de viscosidade. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura. O IV é calculado a partir das viscosidades cinemáticas a 40°C e 100 °C conforme manda a norma ASTM D2270 – 04.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTE:
[1] Informações sobre aspectos físicos e químicos podem ser encontradas em: https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/tipos-de-acidentes/vazamentos-de-oleo/caracteristicas-do-oleo/aspectos-fisicos-e-quimicos/.
[2] Informações sobre viscosidade do petróleo pode ser encontradas em: http://www.iee.usp.br/sites/default/files/PETRO%20E%20Gu00C1S%20Mu00D3DULO%20II%20%20IEE%20Fev%202015.pdf.
Commenti