Volatilidade
O que significa ser volátil?
Na indústria de petróleo, vários fatores são analisados constantemente, pois é uma matéria prima de alto valor econômico e necessita o máximo de cuidado para que não haja perdas.
IMAGEM ILUSTRATIVA
Uma característica muito importante para análise é a volatilidade, que é caracterizada em relação ao óleo pela destilação. A partir do aumento da temperatura do óleo, vários componentes chegam ao ponto de ebulição ou ponto de bolha comumente chamado. As características da destilação são expressas pela proporção do óleo que originalmente se destila a uma dada temperatura. Ou seja, é relacionada à facilidade da substância passar da fase líquida para a fase vapor.
No caso do petróleo, o muito leve como, por exemplo, a nafta jet fuel, gasolina, querosene, são altamente voláteis e evaporam em mais ou menos 2 dias. Para óleos leves, como exemplo o combustível doméstico e o gasóleo naval são moderadamente voláteis. Para pesados como o petróleo bruto (números 3, 4, 5 e 6) tem-se pouca evaporação.
Felipe
Diretoria de Projetos do Portal do Petroleiro
Graduando em Engenharia de Petróleo
FONTES:
[1] Informações sobre emergências químicas pode ser encontrada em http://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/tipos-de-acidentes/vazamentos-de-oleo/caracteristicas-do-oleo/aspectos-fisicos-e-quimicos/.
[1] Informações sobre tipos de petróleo pode ser encontrada em http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/5159-tipos-de-petroleo/.
Comments